"Vamos ter uma década de crescimento", afirma Siza Vieira

por RTP

Foto: António Pedro Santos - Lusa

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, participa esta quarta-feira na conferência "Guia de viagem a uma economia competitiva", organizada pelo IAPMEI. O governante estimou o país tem por diante "uma década de crescimento".

Em cima da mesa está a discussão de uma "nova política industrial e o reforço da nossa capacidade de sermos estrategicamente autónomos".

"Só mantendo uma política competitiva podemos dar e prestar aos nossos cidadãos um nível de bem estar grande, aqui em Portugal e no resto da Europa", afirmou Siza Viera na conferência que decorre no âmbito da presidência portuguesa da UE.

O ministro da Economia frisa que "vamos ter uma década de grande crescimento. Vamos ter uma década em que as empresas de todo o mundo vão aproveitar para tecnologias digitais. E com isso vamos ter grande produtividade".

"Em Portugal, não podemos ficar para trás. Mas, sobretudo acelerar relativamente aos nossos concorrentes".

Em relação ao regresso dos turistas britânicos em maio, mesmo os que não foram vacinados, o ministro da Economia realçou que a Comissão Europeia avançou com o passaporte verde digital "que permite que os cidadãos europeus possam circular através das fronteiras, desde que disponham ou de um certificado de vacinação, ou demonstrem que estão imunes porque já contraíram a doença, ou mostrem através de testes que não estão infetados".

Uma medida que vai ser estendida aos cidadãos britânicos. "Por isso, acolheremos de bom grado, a partir do próximo mês, os cidadãos britânicos que nos queiram visitar".
PUB