Valorização do euro favorece viagens para Reino Unido, México e Egito

por Lusa

Madrid, 17 ago (Lusa) - A valorização do euro registada nas últimas semanas favorece o câmbio de divisas nas viagens para países como Reino Unido, México, Egito, África do Sul e Turquia.

A votação favorável à saída do Reino Unido da União Europeia (UE), conhecida por `Brexit`, provocou uma desvalorização da libra que tem beneficiado os turistas de países europeus que têm o euro como moeda.

Há um ano, o euro valia 0,702 libras, enquanto atualmente é negociado a 0,845, ou seja, 20,37% mais, de acordo com dados divulgados pela instituição financeira especializada em pagamentos internacionais Ebury.

Mas a libra não foi a única moeda a recuar face ao euro, já que o peso mexicano registou uma situação similar no último ano e está 19,2% mais barato. Em agosto de 2015, com um euro era possível comprar 17,7 pesos, hoje compra-se 21,1.

Egito, África do Sul e Turquia completam o mapa de destinos mais atrativos pelas suas divisas.

A libra egípcia caiu mais de 16% face ao euro no espaço de um ano e agora é negociada por 9,92 unidades face às 8,55 de há um ano.

O `rand` sul-africano perdeu 11,43% do seu valor e por um euro são adquiridas 15,6 unidades da divisa sul-africana.

A lira turca recuou 10,2% em relação ao euro depois dos acontecimentos políticos e sociais que têm agitado o país nos últimos tempos. Um euro equivale a 3,35 liras.

Por outro lado, os Jogos Olímpicos no Brasil aumentaram a procura de reais, em comparação com os dados do verão passado, e a moeda brasileira ficou 2,66% mais cara do que há um ano. Um euro vale agora 3,65 reais, quando em agosto de 2015 valia 3,75.

Tópicos
PUB