Utilizadores de telemóveis no exterior devem estar atentos a tarifas - DECO
A DECO alertou hoje os utilizadores de telemóveis para terem atenção aos diversos custos dos serviços das operadoras de telecomunicações móveis no estrangeiro de modo a poderem escolher as tarifas mais baixas.
A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) divulgou uma informação destinada aos turistas de férias no estrangeiro que pretendem usar o telemóvel, salientando que devem ter alguns cuidados, além da escolha da operadora mais vantajosa.
Como os utilizadores de telemóvel no exterior também pagam pelas chamadas que recebem, a DECO aconselha a que avisem os amigos para optarem por comunicar através de mensagens escritas (SMS), que são gratuitas.
Os viajantes no estrangeiro também devem preferir comunicar para Portugal através de SMS pois o custo é menos de metade do valor cobrado ao minuto por cada chamada.
No estrangeiro, o serviço de mensagens de voz (voice mail) deve ser desactivado ou evitado, tal como o apoio ao cliente, já que a sua utilização implica o pagamento do equivalente a uma chamada de voz para Portugal, explica a DECO.
Quanto ao "roaming", o serviço que permite telefonar do estrangeiro para Portugal, pode estar disponível automaticamente (as operadoras portuguesas têm acordos congéneres em outros países) ou pode exigir um contrato.
Nos países onde não existe acordo, é possível fazer um contrato com uma das operadoras existentes, o que, "regra geral", origina "chamadas mais baratas", refere a DECO.
Os conselhos da associação vão no sentido de o consumidor contactar a sua operadora para saber se existe "roaming" no país e cidade pretendidos e quais os valores cobrados.
Quando o turista chegar ao destino será automaticamente seleccionada uma operadora e se não for a previamente indicada terá de ser escolhida manualmente.
A DECO dá exemplos de operadoras a escolher em destinos preferidos pelos portugueses para passar férias, como Espanha, onde os clientes Optimus e TMN com serviço automático e recarregável podem optar por qualquer uma.
Se o serviço for contratual a escolha mais económica é a Amena, igualmente em ambos os casos, Optimus e TMN.
Para os clientes da Vodafone é possível continuar a usar a sua operadora também em Espanha.
Para quem passa as suas férias no Brasil e tem rede Optimus ou TMN, a opção deve ir para a TIM, nos serviços automáticos, e para a Claro nos contratuais, enquanto para a Vodafone a indicação da DECO é qualquer operadora para o primeiro caso e a Oi/Telemar para os contratos.
Na segunda-feira, a Comissão Europeia também lançou um alerta aos consumidores sobre os custos de utilização de telemóvel no estrangeiro e criticou a falta de transparência nas tarifas de "roaming" internacional, que podem provocar "surpresas desagradáveis" durante as férias.
Bruxelas justifica-se com a proximidade da "vaga turística" na Europa neste período de férias, e por a Comissão entender que, "apesar dos primeiros sinais de mudança", os preços pagos pelos consumidores ainda não reflectem realmente a concorrência.
A Comissão sublinha o facto de o preço das chamadas de telemóvel feitas do estrangeiro para o país de origem variar "consideravelmente" no seio da União Europeia.