A TV Globo vai criar em Portugal um canal com programação totalmente adaptada aos hábitos do público local, na primeira iniciativa deste género que a estação brasileira tem a nível internacional, disse à agência Lusa o director de distribuição internacional.
A rede brasileira de televisão lança segunda-feira no serviço digital da TV Cabo a TV Globo Portugal, um canal Premium (acesso condicionado a uma mensalidade suplementar) vocacionado para o entretenimento familiar.
"É a primeira vez que uma grelha de programação é customizada para um país", afirmou em entrevista à Lusa, Marcelo Spínola, destacando que nos mais de 100 países onde a rede brasileira está presente é emitida a TV Globo Internacional.
"É estratégico para a rede Globo estar em Portugal", salientou o responsável, justificando a aposta com os laços históricos, mas também com as cada vez mais frequentes ligações empresariais entre os dois países.
De forma a preparar o lançamento da TV Globo Portugal, a rede brasileira, em parceria com a TV Cabo, realizou, durante 3 meses, estudos para avaliar os hábitos e os gostos televisivos dos assinantes da operadora.
"Foi analisado um universo bastante representativo que permitiu ter uma radiografia muito ampla dos gostos, ver que tipo de programação e de horários preferiam", explicou Marcelo Spínola.
"A TV Globo Portugal vai ter uma programação diversificada, de qualidade e de perfil internacional", adiantou, destacando que a estação vai combinar programas da TV Globo, alguns inéditos em Portugal, com os grandes sucessos do canal GNT, que deixou de ser distribuído em Portugal em Abril de 2006.
Apesar de assumir a importância da larga comunidade brasileira presente em Portugal, o responsável nomeou como alvo prioritário do canal os telespectadores portugueses.
`Talk-shows`, mini-séries, novelas, informação, programas infantis e documentários vão ser as principais linhas da programação do canal.
Questionado sobre a possibilidade de existirem conteúdos de produção local, o director de distribuição internacional admitiu que isso poderá ser "uma decorrência natural do projecto".
"É uma situação que terá que ser avaliada consoante a performance do canal ao longo do tempo", disse.
A TV Globo Portugal não será a única presença da operadora brasileira em Portugal, que também lança segunda-feira o canal Premium de futebol brasileiro PFC.
De acordo com o responsável, estudos realizados pela rede brasileira ditaram que a comercialização dos 2 canais em acesso condicionado seria o cenário mais ideal.
"Foi o caminho encontrado para viabilizar o lançamento dos 2 canais", referiu.
Os canais vão ser comercializados em separado, por um preço de 10 euros mensais, e em pacote, onde foi fixado o valor de 15 euros.
"Queremos atingir, a médio prazo, entre 30 a 50 mil assinantes. Acreditamos que é uma expectativa realista", concluiu.