Trump anuncia tarifas de 25% sobre viaturas fabricadas fora dos EUA
O presidente dos Estados Unidos anunciou esta quarta-feira que vai impor uma tarifa de 25 por cento a todos os automóveis que não sejam construídos nos EUA. Segundo Donald Trump, estas tarifas alfandegárias vão incentivar mais fabricantes a investir no país. A presidente da Comissão Europeia já reagiu, garantindo que a UE vai salvaguardar os seus interesses.
Assim que o presidente dos EUA deu a conhecer a medida, que entrará em vigor a 2 de abril, as ações dos fabricantes de automóveis caíram.
"Isto é muito emocionante", declarou Donald Trump ao anunciar a decisão na Sala Oval, acrescentando que iria assinar uma ordem executiva "que vai levar a um tremendo crescimento na indústria automóvel".
Nas declarações desta quarta-feira, Donald Trump vincou que Musk não influenciou a política alfandegária. “Ele nunca me pediu um favor nos negócios”, assegurou o presidente.
"A UE continuará a procurar soluções negociadas, salvaguardando ao mesmo tempo os seus interesses económicos", garantiu.
A Comissão Europeia vai avaliar o mais recente anúncio de Donald Trump, assim como as "outras medidas que os EUA estão a prever para os próximos dias", acrescentou.
I deeply regret the U.S. decision to impose tariffs on EU automotive exports.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) March 26, 2025
Tariffs are taxes – bad for businesses, worse for consumers, in the US and the EU.
The EU will continue to seek negotiated solutions, while safeguarding its economic interests ↓