Os trabalhadores da Trust in News realizaram, ao fim da tarde desta quarta-feira, uma concentração pública na Praça de Luís de Camões, em Lisboa. Uma jornada que consideram de consciencialização para a situação difícil que os funcionários de vários órgãos de comunicação social atravessam.
"Tem sido uma situação difícil, angustiante para nós e creio também para os nossos leitores", admitiu Clara Teixeira, jornalista da revista Visão. "Desde há 12 meses, temos tido sempre os nossos salários pagos com atraso e não estão pagos na totalidade".
A profissional, que é também delegada sindical, adiantou que "há ainda subsídios em atraso" e que as "condições de trabalho também não têm sido as ideais".
A jornalista acrescentou ainda que os profissionais da revista Visão têm feito "um esforço" para que os "leitores não se apercebam". "Penso que durante estes 12 meses demos sempre provas de um profissionalismo fantástico, a toda a prova".
A revista continua a sair para as bancas, sublinhou Clara Teixeira, que espera que continuem a ser publicadas novas edições nas próximas semanas.
A Trust in News, liderada por Luís Delgado, foi esta quarta-feira considerada insolvente, tendo o tribunal fixado em 30 dias o prazo para reclamação dos créditos e assembleia de credores para 29 de janeiro.
"Declaro a insolvência da Trust in News", lê-se na decisão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste.
"Declaro a insolvência da Trust in News", lê-se na decisão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste.
O Sindicato dos Jornalistas anunciou, entretanto, que se vai reunir com o presidente da República a 14 de dezembro. Na segunda-feira, o SJ disse que tinha pedido "uma audiência urgente a Marcelo Rebelo de Sousa, com o intuito de debater a grave crise na TiN".
A TiN, com um total de 16 títulos, entre os quais a Visão, Exame, Exame Informática, Jornal de Letras, Caras, Activa, TV Mais, viu o Plano Especial de Revitalização (PER) ser reprovado a 5 de novembro, tendo a 12 de novembro a administração anunciado a intenção de apresentar um plano de insolvência, requerendo a convocação de uma assembleia de credores para apresentação e fundamentação de um plano de recuperação.