A nova versão do Governo para o projecto do TGV reduz de quatro para duas as linhas do comboio de alta velocidade entre Portugal e Espanha e prevê quatro paragens entre Lisboa e Porto, noticia hoje o Público.
De acordo com o jornal, a nova versão do projecto reduz a duas as linhas do TGV (Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid) será apresentada em Novembro e prevê quatro paragens - Ota, Leiria, Coimbra e Aveiro - no percurso que liga as duas principais cidades portuguesas.
O anúncio de uma decisão política sobre a Rede de Alta Velocidade será feito, segundo o Público, depois de o Governo revelar os seus projectos para o aeroporto internacional da Ota, cujos contornos principais deverão ser conhecidos nos primeiros dias do próximo mês.
De acordo com o anterior modelo de rede de alta velocidade, estavam previstas quatro ligações entre Portugal e Espanha: Porto-Vigo com investimentos na ordem dos 1.300 milhões de euros, Aveiro- Salamanca (2.300 milhões de euros), Lisboa-Madrid (1.900 milhões de euros) e Évora-Huelva, com passagem por Faro (2.600 milhões de euros).
Fontes oficiais disseram ao Público que o projecto do TGV a anunciar na segunda quinzena de Novembro será reduzido a apenas duas linhas a partir da capital, Lisboa-Porto e Lisboa-Madrid, sendo que esta será mista, isto é, servirá também para transportes de mercadorias.
O jornal escreve também que a Rave - Rede de Alta Velocidade, entidade pública responsável pelos estudos relativos ao TGV, foi mandatada pelo anterior Governo social-democrata para apresentar um trabalho sobre a dupla utilização da linha de Madrid, o que não fez até ao momento.
No que diz respeito às paragens previstas para o TGV Lisboa- Porto, as fontes contactadas pelo Público esclareceram que essas paragens não serão utilizadas em todas as ligações, podendo haver mesmo comboios directos entre as duas cidades.
As mesmas fontes não adiantaram números nem modelos de financiamento do TGV, mas, de acordo com os cálculos do anterior Governo, estes dois eixos custariam mais de 6.000 milhões de euros.
Também o Jornal de Negócios faz manchete com o tema TGV, mas noticia que o projecto da linha Lisboa-Madrid deverá estar concluído apenas em 2015, podendo mesmo deslizar para 2017.
A data prevista era 2010, mas o Governo português, escreve o jornal, vai assumir na próxima Cimeira luso-espanhola, que as datas fixadas em 2003 para as ligações ibéricas em alta velocidade ferroviária na Figueira da Foz "são irrealistas".
"Sempre se trataram de datas políticas, nunca possíveis de alcançar", disse uma fonte governamental ao jornal.
De acordo com o Jornal de Negócios, Portugal vai também pôr, pela primeira vez em causa, a viabilidade económica da ligação Porto- Vigo.
Recentemente o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, apontou 2013 como objectivo para a conclusão da ligação Lisboa-Madrid.
As outras ligações - Aveiro-Salamanca (prevista para 2015), Porto-Vigo (2009) e Faro-Huelva (2018) deixam de ficar "agarradas a um calendário, ou seja, não são prioritárias".
A linha Porto-Vigo, que deveria ser a primeira a ficar concluída em 2009, pode mesmo cair, uma vez que o Executivo português considera "não existir tráfego que justifique o investimento numa linha de alta velocidade".
O ministro Mário Lino será ouvido hoje no Parlamento da Assembleia da República.