EM DIRETO
Deputados discutem o Estado da Nação

Telemig Celular é um bom negócio para PT e Telefónica

por Agência LUSA

Os analistas do BPI consideram que comprar a brasileira Telemig é um bom negócio para a Portugal Telecom e para a Telefónica Móviles, independentemente do preço.

Na sua nota diária, o banco estima que o controlo da operadora do Estado de Minas Gerais poderá custar 766 milhões de euros, assumindo um prémio de 20 por cento sobre o preço actual das acções da Telemig.

O grupo Oportunity, accionista maioritário da empresa, anunciou, segunda-feira, em comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo que "iniciará um processo competitivo privado de alienação de participação accionista indirecta representativa de mais de 50 por cento do capital social da Telemig Celular Participações e da Tele Norte Participações".

Os analistas do BPI consideram que o negócio é uma boa oportunidade para a joint-venture da Portugal Telecom e da Telefónica Móviles no Brasil, a Vivo, completar a cobertura do território brasileiro.

O banco lembra que "esta possibilidade [de aquisição] já foi assumida pelo BPI e pelo mercado há muito tempo" e considerado "como um dos possíveis negócios deste ano".

Além da Vivo, a mexicana Claro e a Brasil Telecom GSM são outras duas operadoras interessadas na aquisição da Telemig Celular.

Uma fonte da Portugal Telecom avançou ao jornal Valor Económico que a Brasilcel, controladora da Vivo, já apresentou propostas para aquisição da Telemig Celular, mas que foram recusadas pelo Opportunity.

O jornal ressalta que a Vivo deverá apresentar uma proposta de aquisição apenas para a Telemig Ceular, uma vez que já actua na região da Tele Norte, através da operadora Norte Brasil Telecom (NBT).

A Brasil Telecom é considerada favorita na aquisição das duas operadoras, uma vez que o grupo Opportunity é seu accionista de referência.

A aquisição da Telemig Celular garantiria à Vivo cobertura própria no Estado de Minas Gerais, a terceira maior economia do Brasil, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Para além de alargar sua cobertura no território brasileiro, analistas do mercado afirmam que a aquisição da Telemig Celular é a única alternativa para a Vivo em Minas Gerais.

Actualmente a Vivo opera em Minas Gerais através de acordos de "roaming" com a Telemig Celular, cuja tecnologia é o TDMA compatível com o CDMA da joint-venture entre a Portugal Telecom e a Telefónica Móviles.

A Telemig já iniciou, entretanto, a sua mudança para a tecnologia GSM, o que inviabilizaria o "roaming" com a Vivo, uma vez que não é possível tecnicamente compartilhar as redes GSM e CDMA A aquisição da Telemig Celular também agregaria valor à Vivo, uma vez que a empresa de Minas Gerais é considerada um bom activo do mercado de telefonia móvel brasileiro, segundo analistas do mercado.

A Telemig Celular é a maior empresa de telefonia móvel do Estado de Minas Gerais, com cerca de 2,5 milhões de utilizadores.

A empresa actua em cerca de 430 cidades do Estado de Minas Gerais e mantém igualmente cobertura em mais de 5.000 quilómetros de auto-estradas.

A Telemig Celular opera na chamada banda A, sendo remanescente da antiga empresa estatal Telemig, e passou para o controlo do grupo Opportunity e por fundos locais no processo de privatização em 1998.

PUB