A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação contratados a taxa variável subiu para 4,37% em junho, ultrapassando a dos novos empréstimos a taxa fixa, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
"Esta análise incide exclusivamente sobre os novos empréstimos e o `stock` de empréstimos concedidos a particulares para habitação própria permanente", refere o BdP nas estatísticas de taxas de juro e de montantes de novos empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para junho de 2023.
De acordo com os dados, "a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação contratados a taxa variável aumentou para 4,37% em junho, ultrapassando a taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa fixa (4,16%)".
Já os reembolsos antecipados de crédito à habitação própria permanente "voltaram a aumentar em junho, passando de 0,81% para 0,86% do `stock` de empréstimos".
Segundo o BdP, "esta evolução verificou-se nos reembolsos antecipados totais (0,66% para 0,70% do `stock`), ao passo que o peso dos reembolsos antecipados parciais não se alterou (0,15% do `stock`)".
De acordo com o BdP, para estas estatísticas são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro.