Superávit primário bate recorde de 3,9 mil milhões de euros em fevereiro

por Lusa

Rio de Janeiro, 30 mar (Lusa) - O governo brasileiro registou um superávit primário de 9,5 mil milhões de reais (cerca de 3,9 mil milhões de euros) em fevereiro, um recorde histórico para o mês, desde o início da série história, em 2001.

O excedente é utilizado para pagar os juros da dívida pública e inclui as contas do Governo Central, dos governos municipais, estaduais e das empresas estatais.

Separadamente, o superávit das contas do Governo Central representou 3 mil milhões de reais (1,23 mil milhões de euros), enquanto os superávit dos governos regionais foi de 5,1 mil milhões de reais (cerca de 2,09 mil milhões de euros). Já as empresas estatais apresentaram um déficit de 872 milhões de reais (358 milhões de euros).

No acumulado dos últimos doze meses, o superávit atingiu 138,6 mil milhões de reais (56,98 mi milhões de euros), valor que representa 3,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

A meta do governo para o superávit primário deste ano é de 139,8 mil milhões de reais (57,5 mil milhões de euros), o que representa cerca de 3 por cento do PIB.

PUB