Sonae comprou os 12 hipermercados e nove postos de combustíveis do Carrefour em Portugal
O grupo Sonae comprou os 12 hipermercados e nove postos de combustíveis do Carrefour em Portugal, revelou hoje a edição on-line do Jornal de Negócios.
O jornal salienta que se trata da "primeira grande aquisição de Paulo Azevedo" depois de suceder ao pai, Belmiro de Azavedo, à frente do grupo Sonae.
A venda, pelo valor de 662 milhões de euros, deverá ser anunciada sexta-feira, em Lisboa e Paris, antes da abertura do mercado.
Segundo o último ranking apresentado pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), o Carrefour ocupa o sexto lugar no mercado português, com uma facturação de 505 milhões de euros, o que representa uma ligeira subida de um por cento, em relação ao exercício anterior, e apesar de ter aumentado em 22 por cento a área de venda, para 83 mil metros quadrados.
O Carrefour anunciou, a 01 de Junho, a venda dos quatro hipermercados que detinha na Eslováquia, que continuarão a usar a sua insígnia mas em regime de franchising.
Por outro lado, num sentido inverso, no final de Abril, o Carrefour anunciou a compra da rede brasileira de hipermercados Atacadão, por 825 milhões de euros, tornando-se "número um" do sector no Brasil em facturação.
A 16 de Julho, o Carrefour anunciou a comprou em Espanha dos supermercados Plus, do alemão Tengelmann, estabelecimentos que serão integrados na cadeia Dia.
Em Portugal, os supermercados Dia/MiniPreço estão separados da Carrefour.
O director de Marketing da Dia Portugal avançou na altura que em Portugal não está prevista qualquer operação de aquisição para juntar as lojas de desconto Plus às Dia/MiniPreço.