A cadeia Sana Hotels pretende ter mais duas unidades em Portugal até 2007, em Lisboa e no Algarve, mas remete para depois daquele ano a internacionalização da marca, disse hoje a responsável pelo Marketing.
Em declarações à agência Lusa, Fiorella Forte explicou que, após o forte e rápido crescimento da presença dos Sana Hotels na região de Lisboa e com dois novos projectos em estudo, cujo investimento total deve rondar 74 milhões de euros, a intenção é consolidar o negócio.
E a internacionalização, embora esteja nos planos de futuro, não tem data marcada, mas poderá direccionar-se para a Europa e África, acrescentou.
Os dois novos projectos vão nascer na Torre Vasco da Gama, em Lisboa, e na Falésia, no Algarve, sendo este o primeiro hotel Sana fora da região da capital.
A unidade da Torre Vasco da Gama vai estrear uma nova marca, a Royal, com um conceito inovador de cinco estrelas de luxo, apostando na "simplicidade sem formalismo", conforme avança a directora de Vendas e Marketing dos Sana Hotels.
O novo hotel lisboeta deverá ter 190 quartos e tem previsto um investimento de 32 milhões de euros.
Já para a unidade da Falésia, a cadeia Sana Hotels, detida pelo grupo Azinor, destina cerca de 42 milhões de euros e ainda não tem o número de quartos completamente definido.
Desde o seu aparecimento em 1999, o grupo já tem 1.276 quartos divididos entre unidades em Sesimbra e em Lisboa, como o Sana Metropolitan, o Sana Malhoa ou o último a abrir ao público o Sana Lisboa Hotel.
Embora o objectivo seja consolidar o negócio e aumentar a quota de mercado, Fiorella Forte refere que o grupo se mantém atento a oportunidades tanto em Lisboa, como no Algarve, enquanto para o Norte do país não está nada previsto, para já.
Além da promoção da marca no mercado, os Sana Hotels têm a seu favor "uma estratégia de transparência a boa relação preço/qualidade", defendeu a responsável pelo Marketing.
Com taxas de ocupação que rondam os 60 por cento, o ano passado não foi, no entanto, "tão bom como se previa", sendo considerado por Fiorella Forte como "equilibrado".
No mercado externo, os Sana têm tido "grande aceitação", principalmente na Europa, em Espanha, Inglaterra, França e Alemanha.