Restaurantes de Alandroal vão receber apoio adicional da câmara

por Lusa

Os restaurantes do concelho de Alandroal, no distrito de Évora, que obtenham ajuda financeira do programa Apoiar, para minimizar as perdas de faturação devido à pandemia de covid-19, vão receber um apoio adicional da câmara municipal.

"Estando impedidos de desenvolver atividade, em particular, aos fim de semana, que é também o momento mais forte, temos uma situação pontual que justifica o apoio", afirmou hoje à agência Lusa o presidente do município, João Grilo.

O autarca lembrou que o concelho de Alandroal entrou na classificação de risco de transmissão de covid-19 muito elevado, pelo que os restaurantes vão ter horários mais restritivos nos fins de semana de 12 e 13 e de 19 e 20 de dezembro.

Nestes dias, a restauração nos concelhos em risco de transmissão de covid-19 extremamente elevado ou muito elevado apenas pode funcionar entre as 08:00 e as 13:00 e, depois desse horário, apenas para `take-away` e entregas ao domicílio.

Segundo a autarquia, o apoio municipal é "complementar ao apoio do Governo" e será atribuído aos estabelecimentos do concelho que se candidatem e obtenham ajudas do programa Apoiar Restauração.

Os restaurantes de Alandroal que se candidatem aos apoios criados pelo Governo "poderão receber o equivalente a 20% da faturação perdida por essa via" e "o município dará mais 30% com base no valor aprovado", explicou a câmara municipal.

João Grilo indicou que os proprietários dos estabelecimentos devem apenas entregar no município uma cópia da candidatura aprovada ao programa Apoiar para obterem os 30% adicionais da autarquia.

"As candidaturas que chegam à câmara são as que já foram validadas tecnicamente pelos serviços do Governo, o que significa que podemos dar o nosso apoio, garantindo que são cumpridas as disposição e normas legais", notou.

A Câmara de Alandroal estabeleceu uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) para prestar apoio direto aos empresários na formalização das candidaturas.

Portugal contabiliza pelo menos 5.192 mortos associados à covid-19 em 332.073 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

Tópicos
PUB