Refinaria de Sines tem "todas as condições" para ser PIN

por Agência LUSA

O ministro da Economia, Manuel Pinho, garante que a nova refinaria de conversão que a Galp Energia quer construir em Sines reúne "todas as condições" para ser classificada como Projecto de Interesse Nacional (PIN).

O projecto, que contempla um investimento de mais de mil milhões de euros, "tem todas as condições para ser considerado PIN", realçou o ministro que tutela as pastas da Economia e da Inovação.

Manuel Pinho falava aos jornalistas no final de uma visita, de mais de duas horas, à refinaria da Galp Energia já existente em Sines, no Parque Industrial.

Questionado pela agência Lusa sobre a possibilidade do novo projecto da Galp Energia para a zona poder vir a ser considerado PIN, o ministro explicou que, se a classificação se concretizar, poderá "facilitar" o investimento em termos burocráticos.

"Mais do que permitir incentivos, trata-se de um processo de facilitação de projectos de investimento que, de outra forma, seriam mais morosos e enfrentariam muitos obstáculo burocráticos", sublinhou.

A nova central de conversão da Galp Energia para Sines, cujo projecto foi apresentado em Maio, vai permitir reduzir a factura energética do país em 1.200 milhões de euros por ano, um valor que em 2005 alcançou os 4.964 milhões de euros.


PUB