PT ainda está a estudar participação na holding Folha-UOL

por Agência LUSA

A Portugal Telecom (PT) ainda está a estudar a sua participação na projectada fusão da UOL com o Grupo Folha, no Brasil, afirmou hoje à agência Lusa fonte oficial da operadora de telecomunicações.

O jornal folha de São Paulo noticiou hoje que a PT passou a controlar 21 por cento do capital da holding Folha-UOL, resultado da fusão entre a empresa que detém o jornal Folha de São Paulo e a empresa que controla o portal de Internet UOL.

"A PT detém uma participação minoritária na UOL e o sócio maioritário da empresa está a considerar a consolidação desta com o Grupo Folha", explicou à Lusa fonte oficial da PT, acrescentando que a operadora portuguesa, "neste contexto, sendo um accionista de referência do UOL com posição minoritária, está a analisar a proposta do sócio maioritário do UOL".

"A concretizar-se a operação, ela corresponderá a uma recomposição das participações accionistas da PT no Brasil, não constituindo, por isso, uma decisão estratégica de entrada no sector de media brasileiro", acrescentou a mesma fonte.

A PT, deste modo, não terá de reforçar o investimento até agora realizado.

A fusão entre o UOL e o Grupo Folha permitiria criar o segundo maior grupo de media do Brasil.

O jornal Folha de São Paulo refere hoje que "a Portugal Telecom torna-se", com esta operação, "a primeira companhia estrangeira a ter presença accionista num grande jornal brasileiro, desde que a Constituição brasileira foi alterada, em 2002".

A alteração da Constituição brasileira permitiu que investidores estrangeiros pudessem ingressar, até ao limite máximo de 30 por cento, em empresas brasileiras de comunicação.

Com a fusão das duas empresas, a holding Folha-UOL torna- se o segundo conglomerado de media do Brasil, com uma facturação anual de 361,1 milhões de euros (1,3 mil milhões de reais).

Accionista tanto do UOL como da Empresa Folha da Manhã, que publica o jornal Folha de São Paulo, a família Frias manterá o controlo da holding Folha-UOL, com 79 por cento do capital.

A holding Folha-UOL continuará a partilhar o controlo do jornal Valor Económico com as Organizações Globo, maior grupo brasileiro do sector de media, além de manter o controlo da Gráfica Plural, a maior empresa brasileira de impressão, em parceria com a norte-americana Quad Graphics.

O presidente da holding Folha-UOL, Luís Frias, afirmou que a consolidação tem como objectivo a abertura do capital da holding no futuro próximo.

"Estamos a trabalhar para apresentar a melhor oportunidade ao mercado: segunda empresa do sector em tamanho, líder no que faz e sem dívidas até ao final de 2005", afirmou Luís Frias, em declarações ao jornal Folha de São Paulo.

Fundada em 1921, o jornal Folha de São Paulo é o diário de maior circulação e um dos mais influentes do Brasil.

A holding Folha-UOL passa a controlar igualmente o jornal Agora São Paulo, o Folha Online (segundo noticiário mais visitado na Internet brasileira), o instituto de pesquisas Datafolha, a Agência Folha e o Publifolha (editora de livros e vídeos).

Com mais de 1,3 milhões de utilizadores e sete milhões de visitantes únicos por mês, o UOL, criado em 1996, é o maior portal de Internet da América Latina.

O grupo PT controla no Brasil, através de uma joint- venture com a Telefónica Móviles, a operadora Vivo, a maior operadora móvel brasileira, com mais de 26 milhões de utilizadores.

O grupo português controla igualmente no Brasil as empresas Mobitel, Dedic, PrimeSys, Portugal Telecom Inovação e PT Multimedia.com.

Recentemente o grupo português foi considerado o 51º maior grupo aactuar no Brasil pelo anuário "200 Maiores Grupos", do jornal Valor Económico, com uma receita bruta consolidada de 4,89 mil milhões de reais (1,34 mil milhões de euros, ao câmbio actual) em 2003.

PUB