Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Produção industrial na Alemanha cai 6,7% em maio

por Lusa

A produção real da indústria transformadora alemã caiu em maio 6,7% face ao período homólogo, corrigidos os efeitos de calendário, e 2,5% em relação ao mês anterior, foi hoje anunciado.

Na comparação trimestral menos volátil, a produção entre março e maio manteve-se ao mesmo nível que nos três meses anteriores, de acordo com os dados divulgados hoje pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

De acordo com os dados preliminares revistos, em abril, a produção caiu 3,7% em vez de 3,9% em termos homólogos e aumentou 0,1% em relação a março, em vez de ter descido 0,1%.

Em maio, foram observadas tendências predominantemente descendentes nos setores económicos da indústria transformadora, sobretudo a queda de 5,2% na produção da indústria automóvel que teve um impacto negativo no resultado global, após um aumento de 4,5% no mês anterior.

Também a queda de 5,9% na produção do setor da engenharia mecânica teve um impacto visivelmente negativo.

No setor industrial, que exclui a energia e a construção, a produção em maio caiu 7,3% em termos homólogos e 2,9% em relação a abril, depois de ter aumentado 0,4% nesse mês.

Dentro do setor industrial, a produção de bens de investimento contraiu 4%, a de bens intermédios 2,7% e a de bens de consumo 0,2%.

A produção nos setores intensivos em energia cresceu 2,5% em termos homólogos e 0,2% em maio, em comparação com abril.

Numa comparação trimestral, a produção nestes setores entre março e maio foi 3,5% superior à dos três meses anteriores.

Juntamente com a recente deterioração das expectativas empresariais no setor da indústria transformadora, o declínio contínuo das encomendas recebidas aponta inicialmente para uma situação industrial bastante contida nos próximos meses, afirmou o Ministério da Economia num comunicado.

É provável que a produção só estabilize à medida que o comércio mundial continue a recuperar e a procura de produtos industriais aumente gradualmente.

Tópicos
PUB