Portugal Telecom vende Vivo e compra parte da Oi

por RTP
Administração da PT chegou a acordo com a espanhola, Telefónica Miguel A. Lopes/Lusa

O negócio da Portugal Telecom (PT) com a Telefónica para venda da parte que a empresa portuguesa detém na brasileira Vivo está feito e confirmado já hoje pelas duas operadoras. A Telefónica irá pagar 7,5 mil milhões de euros, um valor acima do anteriormente oferecido à PT para ficar com a Vivo, enquanto a operadora nacional compra 22,38 por cento da também brasileira Oi por 3,65 mil milhões de euros.

Depois de semanas de negociações está finalmente concluído o negócio entre a PT e a espanhola Telefónica com esta última a ficar com a totalidade da brasileira Vivo e a empresa portuguesa a permanecer no Brasil por via da entrada na também brasileira Oi.

A imprensa de hoje avançou que as duas empresas chegaram a acordo com a PT a vender a Vivo à Telefónica e a comprar parte do capital da brasileira Oi, tendo esta manhã o negócio sido confirmado pela Telefónica e ao início da tarde pela CMVM em Lisboa.

O acordo deverá ser formalizado nos próximos dias, mas o anúncio oficial foi feito hoje pela Portugal Telecom, com os espanhóis a pagarem pela Vivo 7,5 mil milhões de euros, um valor ligeiramente acima dos 7,15 mil milhões que constavam da última proposta da Telefónica.

Com esta venda a PT não abandona o mercado brasileiro já que fica em condições de avançar com outro negócio com o conselho de administração da PT a comunicar ao início da tarde de hoje à CMVM a compra de uma posição equivalente a 22,38% dos direitos económicos da brasileira Oi pelo valor de 3,65 mil milhões de euros.

Bolsa suspende títulos da PT

Face às notícias desta manhã sobre o negócio entre a PT e a Telefónica, a Euronext Lisboa decidiu suspender os títulos da Portugal Telecom.

As acções da PT retomaram a negociação na Euronext à tarde depois de a empresa ter comunicado à CMVM o acordo com a Telefónica para a venda da Vivo e a entrada na Oi.

A PT comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários ter estabelecido um acordo com a Oi, ficando a deter 22,38 por cento da empresa brasileira por um valor de 3,65 mil milhões de euros.

"A parceria poderá resultar também na aquisição de uma participação pela Telemar de até 10 por cento da Portugal Telecom", informou ainda a operadora portuguesa.

O que compra a Portugal TelecomA Portugal Telecom vai adquirir 23 por cento da operadora brasileira Oi e assim manter uma forte participação nas telecomunicações naquele país já que compra parte de uma importante operadora já que é a maior empresa do sector no Brasil em termos de facturação.

A Oi tem quase um terço do volume de negócios desta área naquele país e é a maior operadora fixa na América do Sul tendo no ano passado facturado mais de 13 mil milhões de euros, o que representa cerca de 30 por cento do total de facturação das telecomunicações no Brasil.

A empresa contava, no primeiro trimestre deste ano, com 62 milhões de clientes, dos quais 36,6 milhões em rede móvel, 21,1 milhões em rede fixa e 4,3 milhões no seu serviço de acesso à Internet denominado de Velox.

Com o comando da Brasil Telecom, a Oi deu início a vários procedimentos de unificação, a começar pela cultura das duas empresas, e ainda deu início à migração dos activos da marca Brasil Telecom para a marca Oi.

PUB