O Ministério das Finanças informa em comunicado que reembolsou esta quarta-feira mais mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional. Segundo o Governo, estão já pagos 66 por cento do empréstimo de 26 mil milhões de euros concedido pelo FMI no âmbito do programa de assistência externa assinado em 2011. O Executivo tenciona reembolsar mais dois mil milhões de euros até ao fim do ano.
“Com o pagamento de hoje, estão liquidados 66 por cento do empréstimo do FMI, de 26.300 milhões de euros”, escreve a equipa de Mário Centeno.
O documento dá ainda conta que o Governo tenciona pagar mais dois milhões de euros até ao fim do ano. Estas amortizações dizem respeito a parcelas que venciam em novembro de 2020.
O Governo assegura ainda que estas amortizações “não terão impacto nas emissões de dívida no mercado internacional a realizar ainda em 2017”.
O Executivo explica ainda que o reembolso antecipado “contribui decisivamente para a melhoria da sustentabilidade da dívida, reduzindo o custo desta e permitindo, simultaneamente, uma gestão dos pagamentos mais equilibrada e o aumento da maturidade média”.