Polícia do Canadá revê para 11 os mortos em ataque com carro em Vancouver

por Lusa

A polícia do Canadá reviu hoje para 11 o número de mortos resultante de um atropelamento que ocorreu no sábado à noite num festival de rua em Vancouver.

Pelas 20:00 locais (04:00 de hoje em Lisboa), na zona de Sunset on Fraser, um jipe preto avançou a alta velocidade contra a multidão que participava num festival que reúne a comunidade filipina de Vancouver, conhecido como Lapu Lapu.

"É o dia mais sombrio da história de Vancouver", disse o chefe da polícia de Vancouver, Steve Rai, em conferência de imprensa.

Um homem de 30 anos foi detido no local e as autoridades estão a investigar o que se passou.

O jornal Vancouver Sun, citado pela agência Efe, refere que o suspeito tem problemas de saúde mental e que quando estava a ser interrogado pediu "desculpa" às pessoas que assistiam à cena, tendo-lhes pedido para não filmarem a sua cara com os telemóveis.

Para já, a política descarta que se trate de terrorismo.

"Neste momento, estamos confiantes de que não foi um ato de terrorismo", disse hoje de manhã o departamento de polícia.

Mark Carney, líder do Partido Liberal (progressista) e atual primeiro-ministro (depois de ter substituído Justin Trudeau no partido e no Governo), cancelou o primeiro evento do último dia de campanha eleitoral. Os canadianos escolhem esta segunda-feira o próximo chefe de Governo.

Tópicos
PUB