Em direto
Portugal em alerta. A evolução da resposta aos incêndios atualizada ao minuto

PIB no Brasil deverá crescer 3,5% este ano

por Agência LUSA

O Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (Ipea), órgão ligado ao Ministério brasileiro do Planeamento, reviu hoje em alta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que deverá crescer este ano 3,5 por cento.

A previsão anterior era de crescimento de 2,8 por cento.

Para 2006, a expectativa do Ipea é que o PIB cresça quatro por cento.

A revisão do Ipea foi bem recebida pelo Palácio do Planalto.

De acordo com analistas brasileiros, um bom desempenho da economia é fundamental para superar a actual crise política do país, a maior da última década, e poderia aumentar as possibilidades de reeleição do presidente Lula da Silva.

Na última pesquisa do instituto Ibope, divulgada em Agosto, Lula da Silva perderia as eleições na segunda volta para o actual presidente da Câmara de São Paulo, José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

De acordo com a pesquisa, José Serra tem actualmente 44 por cento das intenções de votos, nove pontos percentuais de vantagem sobre o actual presidente brasileiro.

A sondagem mostrou também que a crise política, que começou há três meses com as denúncias de corrupção que atingiram o governo e a credibilidade do Partido dos Trabalhadores, abalou a confiança dos brasileiros no presidente Lula.

O índice dos brasileiros que confiavam no presidente caiu de 53 por cento em Julho para 43 por cento em Agosto e a percentagem da população que não confiava em Lula da Silva subiu de 42 para 52 por cento.

PUB