Especial
Orçamento do Estado para 2025. Segundo dia de debate e votação na generalidade

Parlamento debate e vota Orçamento do Estado para 2025 na generalidade

por Carlos Santos Neves - RTP

A proposta de Orçamento do Estado para 2025 é esta quinta-feira votada na generalidade. A viabilização estará garantida com a anunciada abstenção do PS. Acompanhamos aqui, ao minuto, o andamento dos trabalhos na Assembleia da República.

Emissão da RTP3


Pedro A. Pina - RTP

Mais atualizações Voltar ao topo
Momento-Chave
por RTP

"2025 será o ano de arranque da reforma das finanças públicas"

Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, abriu o segundo dia de debate, começando por afirmar que este “é um orçamento bom para a economia e para o país”.

“Do ponto de vista orçamental, 2025 será o ano de arranque da reforma das finanças públicas”, disse o ministro.

“A oposição não consegue criticar um Orçamento que mantém um equilíbrio orçamental, ao mesmo tempo que melhora a vida das pessoas, reforça o estado social e os serviços públicos e contribui positivamente para a atividade das empresas”, declarou, avisando que “a margem disponível encontra-se condicionada pela necessidade imperiosa de manter as contas equilibradas e a dívida pública numa trajetória descendente”.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Arranca o segundo dia do debate

O debate do Orçamento do Estado foi agora retomado. A votação da proposta será durante a tarde.
PUB
Momento-Chave
Debate é retomado às 9h00
por RTP

Maratona no Parlamento vai culminar na viabilização do Orçamento

  • A proposta de Orçamento do Estado é esta quinta-feira aprovada na generalidade por via da abstenção dos socialistas. PSD e CDS-PP, os partidos da Aliança Democrática, votam a favor. As demais formações com assento parlamentar votam contra;


  • A votação é esta tarde. Mas os trabalhos no hemiciclo arrancam pelas 9h00 e prolongam-se até à tarde;


  • Na quarta-feira, primeiro dia de debate, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, quis sustentar que "há vida para além do excedente orçamental" e exortou a oposição a não desvirtuar o Orçamento do Estado em sede de especialidade;


  • A oposição à esquerda teceu críticas ao IRS Jovem e às alterações previstas para as leis laborais da Função Pública;


  • A oposição à direita insistiu com o Governo para que este reduza o IRC em dois pontos percentuais, tal como constava no programa da Aliança Democrática;


  • Acompanhámos aqui, ao minuto, o primeiro dia do debate da proposta de Orçamento na generalidade.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Montenegro diz que "há vida para além do excedente orçamental"

Foto: Pedro A. Pina - RTP

Luís Montenegro diz que "há vida para além do excedente orçamental" e avisa a oposição para não desvirtuar o Orçamento nos trabalhos de especialidade.

No primeiro dia de debate no Parlamento, o PS acusou o Governo de não ter medidas para fazer crescer a economia como previsto.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Proposta de Orçamento criticada por toda a oposição

Foto: Pedro A. Pina - RTP

Os partidos questionaram em particular o desenho do IRS Jovem e as alterações previstas nas leis laborais da Função Pública.

PUB
Momento-Chave
por RTP

IL e Chega insistem na baixa do IRC em dois pontos

Foto: Pedro A. Pina - RTP

A Iniciativa Liberal e o Chega insistem com o Governo para baixar o IRC em dois pontos percentuais, como estava no programa da Aliança Democrática.

O primeiro-ministro respondeu que não tem maioria no Parlamento e que teve de ceder para aprovar o Orçamento, reafirmando contudo que não desistiu de baixar a taxa de IRC para os 15 por cento.
PUB