Pais já podem pedir troca de teletrabalho por apoio excecional à família

por Antena 1

A partir de hoje, os pais com filhos pequenos já podem pedir à entidade patronal, para trocar o teletrabalho pelo apoio excecional à família. A declaração terá de ser entregue com três dias de antecedência, o que significa que, a partir de sábado, já será possível exercer este direito, que abrange famílias monoparentais, progenitores com filhos até ao quarto ano de escolaridade e também em famílias com filhos com deficiência ou incapacidade igual ou superior a 60%.

O apoio passa dos atuais dois terços do salário, para 100% da remuneração base.

Para a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, esta mudança é bem-vinda. O presidente, Jorge Pisco, salienta à Antena 1, as dificuldades para quem está a trabalhar em casa, e ao mesmo tempo a tomar conta dos filhos.

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas sai em defesa do alargamento desta medida de apoio à família, mas também pede que, para além do apoio aos trabalhadores, o Governo também dê mais atenção às empresas, sublinhando que os apoios são insuficientes e chegam de forma tardia.
pub