Número de telemóveis no Brasil deve aumentar 40,4 % entre 2003 e 2004

O número de utilizadores de telemóveis no Brasil deverá aumentar 40,4 por cento em 2004, para um total de 65 milhões até ao final de Dezembro, em comparação com 2003, escreve hoje o jornal Gazeta Mercantil.

Agência LUSA /

Em Dezembro de 2003, o número total de utilizadores de telemóveis ascendia a 46,3 milhões, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o regulador brasileiro do sector.

A projecção do aumento do número de utilizadores de telemóveis em 2004 feito pelo jornal foi baseada num estudo do consultor de telecomunicações Gilson Rondinelli Filho, antigo presidente da Telesp Celular.

Nos dez primeiros meses de 2004, o número de utilizadores aumentou para 59,6 milhões, um crescimento de 13,3 milhões de novos utilizadores, o que representou um aumento de 42,6 por cento face ao período homólogo do ano passado, salienta o estudo.

As projecções indicam entretanto um total de 20 milhões de novos utilizadores de telemóveis no Brasil em 2004, uma vez que as vendas são tradicionalmente maiores nos dois últimos meses do ano.

Gilson Rondinelli Filho salienta que o aumento do número de utilizadores no Brasil é resultado da substituição do telefone fixo pelo telemóvel, "factor que se insere numa mudança mais ampla de estilo de vida".

Outro factor apontado no estudo é a "acelerada" competição no sector de telefonia móvel brasileiro, com nove operadoras, sendo cinco com cobertura nacional, nomeadamente a VIVO, TIM, Claro, Oi e BRT GSM.

As empresas de telefonia tem estado a facilitar muito a aquisição de telemóveis, com planos de pagamento que prevêem dez parcelas mensais de 2,75 euros (9,90 reais).

O Brasil regista actualmente o quinto maior crescimento do número de utilizadores de telemóveis, atrás apenas da China, Rússia, Índia e Estados Unidos.

Todos os meses o número de utilizadores de telemóveis no Brasil aumenta cerca de 1,3 milhões, número que se compara à China (quatro milhões), Rússia (dois milhões), Índia e Estados Unidos (1,5 milhões cada).

O estudo refere que em consequência do forte potencial de crescimento do mercado, as projecções indicam que em 2008 o Brasil terá 100 milhões de utilizadores de telemóveis.

PUB