Novo Nordisk, fabricante de medicamento para emagrecer, torna-se a empresa mais valiosa da Europa

por Rachel Mestre Mesquita - RTP
O lançamento do medicamento para emagrecer, no Reino Unido, ajudou a empresa Novo Nordisk a atingir um valor de mercado superior a toda a economia da Dinamarca Victoria Klesty - Reuters

O lançamento no Reino Unido de um medicamento para emagrecer ajudou o seu fabricante dinamarquês, a Novo Nordisk, a atingir um valor de mercado superior a toda a economia do seu país e ultrapassar o grupo francês de luxo LVMH como empresa mais valiosa da Europa.

O êxito do medicamento Wegovy ajudou a empresa dinamarquesa, especializada em tratamentos para a diabetes e para a perda de peso, a aumentar o seu valor no mercado para cerca de 396 mil milhões de euros, ou seja, mais do que toda a economia da Dinamarca, avaliada em 377 mil milhões de euros, avançou o jornal britânico The Guardian.

Na segunda-feira, o preço das ações da Nova Nordisk subiu 0,7 por cento para 1.310,80 coroas dinamarquesas, cerca de 175 euros.

A empresa francesa LVMH, detentora de 75 marcas de luxo, entre as quais Louis Vuitton, Dior ou Givenchy, fechou em queda de 0,4 por cento, a 772,6 euros por ação, o que dá um valor de mercado de 388 mil milhões de euros.

Na terça-feira, a empresa de medicamentos dinamarquesa assumiu a liderança, com as suas ações a subirem 1,6 por cento durante a tarde, enquanto a LVMH caía um por cento.

A Novo Nordisk anunciou segunda-feira que o medicamento supressor de apetite, que é prescrito a pessoas com obesidade e injetado uma vez por mês, seria introduzido no seu quinto mercado, o Reino Unido, “através de um lançamento controlado e limitado”.

De acordo com o The Guardian, o aumento da procura do Wegovy provocou uma escassez do medicamento, o que levou a empresa dinamarquesa a restringir os fornecimentos a nível mundial – está também disponível nos Estados Unidos, Noruega, Dinamarca e Alemanha - enquanto procura aumentar a sua produção.

O medicamento está disponível no sistema de saúde do Reino Unido e também em farmácias privadas: o preço de tabela para um fornecimento mensal varia entre 85 e 205 euros, consoante a dose prescrita, embora o sistema de saúde britânico tenha negociado um desconto com o fabricante dinamarquês.

A Boots, uma cadeia britânica de farmácias do Reino Unido, afirmou que devido ao stock limitado do Wegovy, dará prioridade ao abastecimento das pessoas que utilizam Saxenda – outro medicamento para emagrecer fabricado pela empresa dinamarquesa. Muitas outras farmácias do país estão à espera de novas remessas do Wegovy.

Várias seguradoras britânicas, como a Aviva, Axa e WPA, já informaram que não cobrirão o custo do novo medicamento nas suas apólices de seguro de saúde privado.

A empresa dinamarquesa Novo Nordisk é atualmente a líder mundial em medicamentos para tratar a diabetes e a perda de peso num mercado que, segundo os analistas, poderá atingir mais de 93 mil milhões de euros em vendas anuais dentro de uma década.

Apesar do sucesso de vendas do medicamento, os especialistas alertam para o facto de os tratamentos não serem uma solução rápida para tratar a obesidade, sublinhando a importância do exercício físico de uma dieta saudável.

c/The Guardian

PUB