O Novo Banco somou lucros de 137,7 milhões de euros no primeiro semestre do ano, sublinhando, em comunicado enviado esta segunda-feira à CMVM, que se trata do "segundo trimestre consecutivo" de "resultado líquido positivo".
“O Novo Banco apresenta pelo segundo trimestre consecutivo um resultado líquido positivo”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. A instituição bancária assinala que “este desempenho demonstra a capacidade do negócio em gerar capital”.Esta é a primeira vez que o Novo Banco apresenta lucros em dois trimestres consecutivos.
O Novo Banco foi criado a 3 de agosto de 2014, resultando do processo de resolução do Banco Espírito Santo.
Em 2017, o Estado fechou a venda de 75 por cento do banco ao fundo de investimento norte-americano Lone Star. Foi então criado um mecanismo de capitalização contingente: o Fundo de Resolução comprometeu-se a cobrir até 2026 perdas com ativos tóxicos até 3890 milhões de euros.
O Novo Banco já consumiu 3293 milhões de euros de dinheiro público ao abrigo do mecanismo de capitalização. Cento e doze milhões de euros estão pendentes de uma averiguação complementar pelo Fundo de Resolução.