As negociações sobre financiamento na conferência do clima no Azerbaijão vão prolongar-se até sábado, depois de os países em desenvolvimento terem rejeitado uma primeira proposta de compromisso financeiro dos países ricos.
A conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas, a chamada COP29, decorre há quase duas semanas em Baku, capital do Azerbaijão, e devia terminar hoje com um acordo de financiamento da ação climática dos países em desenvolvimento pelos países desenvolvidos.
O bloco dos países ricos, principalmente a União Europeia e os Estados Unidos, propuseram no último dia oficial da COP29 aumentar o compromisso de financiamento climático para os países mais pobres dos atuais 100 mil milhões de dólares por ano para 250 mil milhões de dólares até 2035.
Este valor foi considerado "inaceitável" pelos países africanos, tendo em conta as catástrofes de que são vítimas e as suas enormes necessidades energéticas. Os pequenos Estados insulares denunciaram o "desrespeito" pelas suas "populações vulneráveis".
Os países em vias de desenvolvimento pedem entre 500 mil milhões e 1,3 biliões de dólares por ano, para os ajudar a abandonar os combustíveis fósseis e a adaptarem-se às alterações climáticas associadas ao aquecimento global.
Não é conhecido se os países ocidentais concordarão em aumentar o valor hoje proposto.
Qualquer acordo na COP29 deve ser adotado por consenso de todos os países. O tempo está a esgotar-se, com muitas delegações a terem de deixar o Azerbaijão antes de domingo.
De acordo com um texto publicado pela presidência da COP29, o novo compromisso dos países ricos poderá ser financiado "por uma grande variedade de fontes, públicas e privadas, bilaterais e multilaterais, incluindo fontes alternativas".
Com o estádio de Baku, onde se realiza a COP29, a começar a esvaziar, a presidência retomou esta noite a maratona de consultas, procurando forjar um compromisso final, na esperança de o fazer adotar na sessão plenária de encerramento, que não será antes das 10:00 de sábado (06:00 em Portugal continental), segundo os organizadores.