Moreira da Silva apresenta oportunidades de investimento a fundo soberano de Abu Dhabi
Lisboa, 20 jan (Lusa) -- O ministro da Energia, Jorge Moreira da Silva, apresentou ao fundo soberano de Abu Dhabi as "oportunidades de investimento" em Portugal na área da energia e do ambiente, durante a missão portuguesa aos Emirados Árabes Unidos.
A informação do encontro com o fundo soberano de Abu Dhabi, ADIA - Abu Dhabi Investment Authority, é avançada em comunicado pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.
Segundo a mesma fonte, o ministro Jorge Moreira da Silva presidiu hoje, em Abu Dhabi, à assinatura de um contrato de parceria que visa a representação nos Emirados Árabes Unidos de produtos e serviços de empresas portuguesas medição inteligente, gestão remota e serviços de energia.
O contrato foi assinado pela multinacional portuguesa ISA e pela SmartEnergy, em representação da EverPure, que passou a ser a representante na região dos Emirados Árabes Unidos para o portfólio de produtos, soluções e serviços das duas empresas portuguesas especializadas em medição inteligente, gestão remota e serviços de energia.
No âmbito da missão portuguesa aos Emirados Árabes Unidos, será também assinado um memorando de entendimento entre a EDP e a Masdar, empresa de energias limpas do Médio Oriente, "que cria condições para a identificação e desenvolvimento de projetos comerciais de produção de energia renovável (eólica e solar) e de natureza social, destinados a garantir o acesso à energia elétrica renovável por parte de comunidades afastadas das redes de distribuição em países em vias de desenvolvimento".
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia reuniu-se com os ministros emirati da Energia, Al Mazraouei, e do Ambiente e Água, Rashid Ahmad Bon Fahad, "junto de quem reforçou a aposta de Portugal no combate às alterações climáticas, na promoção da eficiência energética e nas energias renováveis".
Segundo o Ministério do Ambiente, os dois governantes assumiram "a intenção firme de promover a cooperação política e empresarial na área do ambiente e energia".