Montepio deve aprovar hoje aumento de capital até 150 milhões de euros

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 22 dez (Lusa) -- O Montepio Geral deve aprovar hoje um aumento de capital até 150 milhões de euros de modo a reforçar os seus rácios de capital e assim cumprir as exigências do Banco de Portugal.

Os associados do Montepio Geral reúnem-se na sede do banco, em Lisboa, pelas 20:00, para discutir e votar o Programa de Ação e Orçamento para 2012 assim como a proposta do Conselho de Administração para aumentar o capital do Montepio Geral até 150 milhões de euros.

Tendo em conta a operação do mesmo tipo já feita no início do ano em 345 milhões de euros, no total, este ano o banco liderado por Tomás Correia verá aumentado o seu capital em quase 500 milhões de euros.

Segundo o parecer do Conselho Fiscal do Montepio, disponível no sítio do banco na Internet, "o aumento de capital tem como objetivo fixar os rácios de capital da Caixa Económica Montepio Geral em conformidade com as disposições e normais fixadas pelo Banco de Portugal, nomeadamente a componente dos fundos próprios de base com um rácio de capital `core tier 1` de 9 por cento até ao final de 2011 e 10 por cento até ao final de 2012".

O Montepio tinha em setembro este rácio de capital (a forma mais exigente de avaliar a solvabilidade de um banco) em 8,9 por cento. Em 2012, o banco quer atingir um rácio `core tier 1` de 10,4 por cento.

Quanto ao rácio de transformação de depósitos em crédito, que tem de se ficar no máximo em 120 por cento até 2014, o Montepio quer baixar este indicador em 2012 para 122 por cento. Em setembro, o banco tinha este rácio nos 130 por cento.

O aumento de capital de até 150 milhões de euros será feito através de "dotação do Montepio Geral Associação Mutualista", que tem atualmente cerca de 500 mil associados.

 

 

PUB