Missão de mobilizar capital na UE "é em benefício de todos europeus", garante Maria Luís Albuquerque
O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira a composição da próxima Comissão Europeia de Ursula von der Leyen, que atribuiu à comissária europeia indigitada por Portugal, Maria Luís Albuquerque, a missão de mobilizar capital na União Europeia. A antiga ministra garantiu que "pôr este projeto em marcha é em benefício de todos europeus, onde quer que estejam".
“E isso é do interesse de todos, porque nós temos mercados nacionais fragmentados, a maior parte deles muito pequenos, e mesmo os maiores Estados-membros da União Europeia não têm dimensão suficiente para competir, por exemplo, com o mercado dos Estados Unidos, ou até mesmo com o mercado inglês”, elaborou.
“Conseguir pôr este projeto em marcha é em benefício de todos europeus, onde quer que estejam. Todos ficarão melhor do que estão hoje”, garantiu Albuquerque.
A presidente da Comissão Europeia defendeu esta quarta-feira uma "Comissão de Investimento" para “desbloquear o financiamento necessário para a transição ecológica, digital e social”.
“E é claro que o investimento público será crucial (...), mas os orçamentos públicos só podem ir até um certo ponto, (pelo que) precisamos urgentemente de mais investimento privado", disse Ursula von der Leyen.
"(Maria Luís Albuquerque) ajudará a garantir que as empresas europeias possam encontrar o capital de que necessitam aqui na Europa", pela sua experiência no público e privado, vincou, considerando-a "a pessoa certa para este trabalho".