O ministro das Finanças defendeu hoje que é necessário "reduzir a importância" do turismo no PIB e nas exportações, aumentando por outro lado o peso da tecnologia e serviços de "alto valor acrescentado".
Joaquim Miranda Sarmento falava na Web Summit, numa entrevista sobre "o que se segue para a economia portuguesa", onde ressalvou que "temos de aumentar o valor acrescentado nas exportações, não só nos bens, mas também serviços".
O governante admitiu que o turismo é uma "atividade muito importante em Portugal, representando 20% do PIB", mas defendeu que é necessário "reduzir essa importância e a única forma do país crescer com melhores salários, melhores serviços públicos é com inovação, serviços a vender alta tecnologia e com alto valor acrescentado".
Assim, reiterou a necessidade de apostar mais na tecnologia, salientando que Portugal "tem um problema de localização geográfica, mas a tecnologia e serviços tecnológicos são um setor económico onde a localização é menos importante".
"A transformação está a acontecer em Portugal, estamos a exportar mais do que há 15 anos, dantes era 30% do PIB, agora é 50%", sublinhou o ministro.
Dentro dos serviços, "a tecnologia esta a tornar-se impulsionador das nossas tecnologias e é isso que temos de seguir", reiterou.