Mercados em baixa, pressionados pela General Electric

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Nova Iorque, 16 Jun (Lusa) - Os mercados norte-americanos seguiam ao início da sessão de hoje em baixa, depois da JPMorgan ter reduzido as suas previsões para os resultados da General Electric e da produção industrial em Nova Iorque ter diminuído mais do que o previsto em Junho.

Às 14:34, o índice industrial Dow Jones desvalorizava 0,59 por cento, para 12.234,40 pontos, depois de ter encerrado a subir 1,37 por cento, para 12.398,16 pontos, na sessão de sexta-feira.

O índice tecnológico Nasdaq Composite descia 0,50 por cento, para 2.442,29 pontos, depois de ter terminado a sessão anterior a perder 2,24 por cento, para 2.394,01 pontos.

A General Electric, o maior fabricante de equipamentos eléctricos, recuava após a JPMorgan ter estimado que os seus lucros estão em risco face ao "crescente aumento do desafio" do panorama económico.

A Honeywell International e a United Technologies Corp deslizavam depois da Reserva Federal de Nova Iorque ter revelado que o índice económico da indústria naquele Estado recuou 8,7 por cento em Junho, quatro vezes mais do que o previsto pelos economistas.

A Carnival, o maior grupo de cruzeiros do mundo, perdia devido ao aumento do preço do petróleo.

O petróleo continua a bater recordes com a desvalorização do dólar, tendo hoje chegado quase aos 140 dólares em Nova Iorque e atingido os 139,32 dólares em Londres.

O dólar estava hoje a desvalorizar 0,8 por cento contra o euro, tornando as matérias-primas como o petróleo mais baratas para os investidores estrangeiros.

TSM.

Lusa/Fim


PUB