Mau tempo. Linha de Cascais continuava interrompida às 12:00
A circulação ferroviária na Linha de Cascais continuava interrompida às 12:00 devido a danos significativos numa catenária, enquanto a Linha do Norte estava condicionada entre Bobadela e Alverca, segundo um balanço da Infraestruturas de Portugal (IP).
Numa nota, a IP revelou ainda que a circulação foi já restabelecida na Linha do Sul entre Pinheiro e Vale do Guizo, em Alcácer do Sal (distrito de Setúbal).
Segundo a IP, a interrupção da Linha de Cascais, no distrito de Lisboa, "deverá manter-se por um período mais prolongado, sendo que o restabelecimento da circulação será feito de forma faseada".
A Linha do Norte estava condicionada entre Bobadela (Loures, distrito de Lisboa) e Alverca (Vila Franca de Xira, no mesmo distrito), onde a circulação estava apenas a efetuar-se por duas (das quatro) vias.
Estes incidentes resultaram das condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir durante a última madrugada devido à depressão Martinho e que provocaram várias situações de condicionamentos nas redes rodoviária e ferroviária, explicou a IP.
"As fortes rajadas de vento e chuva persistente tiveram como consequência a ocorrência de centenas de queda de árvores e ramos e também várias estruturas, nomeadamente painéis publicitários, que afetaram as condições de mobilidade e segurança, obrigando ao corte da circulação em diversas estradas e vias-férreas", acrescentou.
O mau tempo registado entre quarta-feira e hoje de manhã no continente português deu origem a 5.800 ocorrências e 15 desalojados, de acordo com o mais recente balanço da Proteção Civil, que reconhece tratar-se de um número "acima da média".