Martín Berasategui e Álvaro van Zeller apresentam Zom em garrafa "revolucionária"
Lisboa, 27 mai (Lusa) -- Martín Berasategui, chefe basco com três estrelas Michelin, apresentou quinta-feira no Porto e em Lisboa uma garrafa "revolucionária", que entra em Portugal com o Zom Colecção, um tinto topo de gama lançado por Álvaro van Zeller.
A "primeira aposta" nesta garrafa, confessou o proprietário e enólogo da Barão de Vilar - empresa vitivinícola duriense criada por herdeiros da mítica Quinta do Noval e que até agora se dedicou ao vinho do Porto -- "é notoriedade". E explica: "Somos muito pequenos perante o Martín" -- uma referência à fama deste cozinheiro com sete estrelas Michelin distribuídas por quatro restaurantes em Espanha e na China.
A garrafa concebida por Martín Berasategui acumula num fundo próprio o depósito natural desenvolvido pelo vinho ao longo dos anos, dispensando assim a decantação. Mas também há outras vantagens associadas a esta invenção tecnológica: "A grande vantagem é que não vou ter que me preocupar com filtrações apertadas para evitar formações mais rápidas de depósito e, ao não filtrar o vinho, isso vai permitir que este exprima mais cedo todo o potencial que tem", explicou van Zeller.