Manuela Ferreira Leite acusa PS de ter "começado mal" a negociação do OE

por Ana Sofia Freitas/Antena 1

Pedro Nuno Santos começou mal, diz Manuela Ferreira Leite referindo-se à estratégia negocial do Partido Socialista (PS) no que diz respeito ao Orçamento do Estado (OE) para 2025.

Para a antiga Ministra das Finanças do Partido Social Democrata (PSD), o líder do PS tentou forçar o Governo a mudar a estratégia política com que ganhou as eleições e tentou que Luís Montenegro violasse o acordo assinado em sede de concertação social.

Manuela Ferreira Leite diz mesmo que o líder socialista fez um harakiri político (ritual suicida japonês), o que é negativo caso queira ser Primeiro Ministro no futuro.
João Leão, antigo Ministro das Finanças do PS, elogia o Governo e os socialistas pela disponibilidade para uma verdadeira negociação. Fala de esforço por parte do Governo e de cedências do lado do PS.
E assume que exista uma "ponderação dificil de fazer" por parte do partido para a viabilização ou não do OE.
No programa Consulta Pública, Manuela Ferreira Leite mostrou-se muito crítica da postura do líder do CHEGA no processo de negociação do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Na Antena 1, a antiga líder do PSD classifica André Ventura como "não confiável e sem sentido de Estado".
João Leão destaca a "grande hesitação" do CHEGA sobre este orçamento. Mas admite que tanto o CHEGA queria que o PS viabilizasse o documento, como o PS esperava que o CHEGA o fizesse.
Pode voltar a ouvir aqui o debate acerca do OE2025 no programa Consulta Pública, com moderação de Ana Sofia Freitas.
PUB