Os agricultores alemães bloquearam hoje com os seus tratores o acesso ao aeroporto de Frankfurt, em protesto contra o corte de subsídios para o setor, indicou a polícia local.
"O trânsito está interrompido junto ao aeroporto. As pessoas que se dirigem para o aeroporto devem deslocar-se de transportes públicos", lê-se numa publicação da polícia de Frankfurt na rede social X (antigo Twitter).
Apesar de a polícia não ter divulgado números oficiais, algumas publicações, como o jornal Bild, noticiaram que mais de mil tratores estiveram presentes na manifestação.
O aeroporto de Frankfurt divulgou uma mensagem no seu `site` a avisar os passageiros para a necessidade de se deslocarem para o local com mais antecedência.
Os voos não foram afetados pelo bloqueio.
Os agricultores europeus saíram à rua nas últimas semanas, bloqueando estradas com tratores e fardos de palha, exigindo a flexibilização da Politíca Agrícola Comum (PAC) e mais apoios para o setor, em ações que já levaram os governos a adotar novas medidas.
Os agricultores alemães têm vindo a bloquear cidades de Norte a Sul, em protesto contra os cortes nos subsídios públicos.
Na base das manifestações está a eliminação gradual da redução do imposto sobre o gasóleo para os agricultores.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, já se mostrou preocupado com os "extremistas" que procuram explorar a agitação social no país.
"Quando os protestos, em si mesmos legítimos, se transformam em raiva ou desprezo pelos processos e instituições democráticas, todos ficamos a perder. Só aqueles que desprezam a nossa democracia beneficiarão", avisou o líder alemão numa mensagem escrita e em vídeo, divulgada em 13 de janeiro.
As manifestações têm sido apoiadas, em especial, pelo partido de extrema-direita AfD, que tem vindo a subir nas sondagens.