Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Mais de metade dos cidadãos da UE querem reforço da cooperação Schengen

por Lusa

Mais de metade dos cidadãos da União Europeia são favoráveis ao reforço da cooperação no Espaço Schengen e mais de 80% das empresas consideram que esta área fortalece os seus negócios, dá conta um Eurobarómetro divulgado hoje.

De acordo com um Eurobarómetro sobre o Espaço Schengen, 63% dos cidadãos europeus inquiridos consideram que é necessário "reforçar a cooperação" nesta área.

A União Europeia planeia reforçar o Espaço Schengen até 2030.

No mesmo inquérito, 83% das empresas consideraram que o Espaço Schengen beneficiou os seus negócios e 81% reconhecem que foi "uma das maiores conquistas" da União Europeia, apontando a redução dos custos operacionais como o maior benefício.

Em 2023, a Comissão Europeia adotou uma recomendação para aumentar a cooperação entre os Estados-membros no Espaço Schengen.

No ano passado foram emitidos mais de dez milhões de vistos Schengen e mais de 500.000 pessoas visitaram este espaço, que contribuiu para cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) de toda a União Europeia, através dos empregos de mais de 22 milhões de pessoas, nomeadamente no turismo.

Tópicos
PUB