Estado clínico de doente infectado com doença misteriosa em Ponte de Lima evoluiu favoravelmente

por Agência LUSA

O caso clínico do homem de 78 anos, residente na Seara, Ponte de Lima, internado no Centro Hospitalar do Alto Minho com suspeitas de ter contraído leptospirose ou febre tifóide "evoluiu favoravelmente", informou hoje fonte hospitalar.

A fonte acrescentou que o homem continua ligado ao ventilador, mas escusou-se a adiantar quaisquer outros pormenores acerca do seu estado de saúde.

Na noite de domingo aquele septuagenário evoluíra "muito desfavoravelmente", tendo entrado em estado de choque séptico, pelo que o seu prognóstico era apontado como "muitíssimo reservado".

No Centro Hospitalar do Alto Minho estão internadas, pelos mesmos motivos, mais três pessoas de Ponte de Lima - uma mulher de 69 anos e dois bebés de seis e treze meses, cujos estados clínicos evoluíram também "favoravelmente" durante a última noite.

Uma mulher de 48 anos, também da mesma região, está internada no Hospital de São João, no Porto, ainda com febre, mas em situação estável.

Duas mulheres da freguesia da Seara, uma com 57 anos e outra com 70, morreram este mês, depois de terem sido atacadas por febre e dores de cabeça.

As autoridades sanitárias desconhecem ainda a causa da infecção, considerando como hipóteses mais prováveis leptospirose, transmitida pela urina dos ratos, e febre tifóide.

As dúvidas poderão ser desfeitas quando forem conhecidos os resultados das análises do sangue e da urina das vítimas, que estão a ser realizadas no Instituto Ricardo Jorge.

PUB