Maior shopping do grupo Ikea na Europa abre em 16 de Outubro em Matosinhos
Porto, 16 Set (Lusa) - O Mar Shopping, o maior centro comercial do grupo Ikea na Europa, abre em 16 de Outubro em Matosinhos, com 200 lojas, um hipermercado e sete salas de cinema, anunciou hoje o director do empreendimento.
Numa visita às obras do Mar Shopping, Vasco Santos referiu que o novo centro vai ter 14 lojas âncora, entre as quais a já inaugurada Ikea, e uma área de restauração com 1.250 lugares sentados, aberta para um terraço com vista para o mar.
"Uma das nossas maiores preocupações é o conforto das famílias", salientou o director do centro comercial, afirmando que o Mar Shopping terá três espaços para amamentação e mudança de fraldas e um espaço com capacidade para 100 crianças onde os pais podem deixar os seus filhos gratuitamente enquanto vão às compras ou ao cinema.
O vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Nuno Oliveira, enalteceu este "grande investimento" que autarquia "conseguiu atrair", criando emprego e reforçando o concelho como "coração económico da Área Metropolitana do Porto".
"Em Matosinhos, temos casos de sucesso na área comercial, inclusive a galinha dos ovos de ouro [NorteShopping]. Só espero que haja clientes para tudo isto", afirmou o autarca.
Jumbo, Zon Lusomundo, Fnac, Rádio Popular, Sony, Brinka, Sport Zone, Casa, Tribo, Sfera, Desigual, Nike, Lacoste, Benetton, Mango, Geox, Lego Kids, Pre Natal, Tutto Chicco, Coronel Tapioca, Timberland, Levis, Salsa e Sacoor são algumas marcas presentes no Mar Shopping.
O novo centro comercial, que tem 100 mil metros quadrados de área bruta locável, terá ainda lojas de sete marcas do grupo galego Inditex (Zara, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterque) e dezenas de lojas de restauração, como McDonalds, Burguer King, Pizza Hut, Pans & Company, Millepaste, Frango da Guia e Häagen-Dazs.
O Mar Shopping deverá criar 110 postos de trabalho directos e 2.800 indirectos.
Com 5.100 lugares de estacionamento, o novo centro deverá receber 15 milhões de visitantes no primeiro ano, de acordo com a estimativa de Vasco Santos.
Este primeiro centro comercial do grupo sueco na Península Ibérica representa um investimento de 170 milhões e é "o maior espaço comercial do Norte de Portugal".
Criado em 2001, o Inter Ikea Centre Group está sedeado em Copenhaga (Dinamarca) e possui 250 colaboradores, mais de 700.000 metros quadrados de área de retalho e mais de dois mil milhões de euros de vendas anuais nos centros comerciais que promove e gere.
Estes recebem cerca de 90 milhões de visitantes por ano, estando sempre associados a uma loja Ikea e mantendo-se propriedade do grupo sueco de mobiliário, que constrói os centros comerciais numa perspectiva de "investimento a longo prazo".
Actualmente, o grupo possui 24 centros comerciais na Europa, mas prevê duplicar este número nos próximos anos e expandir-se para novos mercados.
Em Portugal, os planos de expansão do Ikea prevêem um investimento de 660 milhões de euros e a criação de 4.000 postos de trabalho directos até 2015, com a abertura de sete lojas (incluindo as de Alfragide e Matosinhos), dois centros comerciais (o de Matosinhos e um outro ainda a anunciar) e três fábricas Swedwood em Paços de Ferreira.