Lula quer que Petrobras mantenha plano de investimento e diz que será "auto-suficiente" na produção de gás

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

São Paulo, 06 Mar (Lusa) - O presidente do Brasil disse hoje que a Petrobras estava a considerar estender o plano de investimento, acrescentando que pediu à petrolífera brasileira para manter a sua estratégia, aplicando 175 mil milhões de dólares até 2013.

De acordo com Lula da Silva, a Petrobras estaria a considerar a transição de parte do plano de investimento da exploração e produção de petróleo no Brasil e no resto do mundo para 2015 - 2017.

A primeira extracção de petróleo do poço de Tupi, no Brasil, acontecerá a 1 de Maio e vai contar com a presença de Lula da Silva.

Estima-se que este poço brasileiro poderá render entre cinco mil a sete mil milhões de barris de crude.

O presidente Lula da Silva afirmou ainda que "um dia" poderá dizer que já não precisa do gás do seu homologo boliviano, Evo Morales, porque "o Brasil será auto-suficiente."

Lula da Silva afirmou que está "feliz da vida", porque à medida que a produção de gás se expanda no Brasil, vai "chamar Morales e dizer-lhe: queremos deixar-te livre para que vendas o gás a quem quiseres, porque nós somos auto-suficientes", acrescentando que "mesmo que se torne auto-suficiente, o Brasil não vai deixar de comprar gás à Bolivia, (porque) não interessa ao Brasil viver cercado de pobres".

NZD/MF.

.

Tópicos
PUB