Lucros do BNP Paribas caíram 72% no 3.º trimestre com provisionamento para dívida grega
Paris, 03 nov (Lusa) -- Os lucros do banco francês BNP Paribas caíram 72 por cento no terceiro trimestre para 541 milhões de euros em resultado da contabilização das perdas nos títulos gregos detidos pela instituição.
Segundo o acordo firmado a semana passada, os detentores privados de dívida grega devem assumir perdas de 50 por cento sobre a dívida grega que detêm. Apesar de o acordo ainda não ter sido executado, o BNP fez uma provisão para perdas de 60 por cento, o que o levou a aprovisionar uma dotação complementar de 2.094 milhões de euros para a sua carteira bancária e 47 milhões de euros para a de seguros.
Com esse provisionamento, os resultados líquido do maior banco francês em capitalização bolsista foram de 541 milhões de euros, abaixo dos 1,9 mil milhões registados no mesmo período do ano passado.
O banco não explicou porque fez provisionamentos acima do necessário, mas deverá ser para calmar os receios do mercado de que o banco poderá enfrentar perdas ainda maiores, avança a agência de notícias Associated Press.
Apesar de a maior queda nos resultados do BNP Paribas ter vindo do corte da dívida grega, o desempenho do banco também piorou com o abrandamento económico com as suas receitas a caírem 7,6 por cento para 10 mil milhões de euros entre julho e setembro.
Ainda assim, sem o provisionamento da dívida grega, os lucros teriam aumentado 2,4 por cento para cerca de dois mil milhões de euros.
Segundo a agência Efe, o diretor-geral do banco, Baudoin Prot, disse em declarações à rádio "BFM" que a entidade anunciará em meados do mês um plano para reduzir trabalhadores, o que segundo o responsável afetará "centenas" de postos de trabalho em todos os países em que está presente e especialmente na atividade de banca de investimento.