Os lucros das principais empresas industriais da China aumentaram 29,5%, em novembro, em termos homólogos, ilustrando uma melhoria progressiva face ao primeiro semestre do ano, indicam dados divulgados hoje.
Novembro foi o quarto mês consecutivo em que os lucros aumentaram em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o estatístico Gabinete Nacional de Estatística (GNE) chinês, Yu Weining.
O aumento contrasta com o acumulado do ano e ultrapassa largamente os níveis atingidos em agosto (+17,2%), setembro (+11,9%) e outubro (+2,7%).
Os valores dos últimos quatro meses representam uma melhoria, face aos dados dos dois primeiros meses (-22,9%) ou do primeiro semestre (-16,8%) do ano.
No conjunto do período entre janeiro e novembro, os lucros contraíram 4,4%, em termos homólogos, disse a mesma fonte.
Os lucros das empresas analisadas ascenderam a 6,98 biliões de yuan (mais de 886 mil milhões de euros) nos primeiros 11 meses de 2023, detalhou o GNE.
Para elaborar esta estatística, o GNE tem apenas em conta as empresas industriais com volume de negócios anual superior a 20 milhões de yuan (2,5 milhões de euros).