Lucro da italiana ENI cai 11% no 1.º trimestre para 2.907 milhões de euros

por Lusa

Roma, 28 abr 2023 (Lusa) -- A empresa petrolífera ENI anunciou hoje que teve um lucro de 2.907 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, menos 11% que o contabilizado no mesmo período do ano anterior (3.270 milhões de euros).

O lucro operacional ajustado, por seu turno, ascendeu a 4.641 milhões de euros, que compara com 5.191 milhões de euros no ano anterior, enquanto o lucro ajustado antes de impostos se situou em 5.000 milhões, "uma redução marginal em relação ao primeiro trimestre de 2022 (-5%), apesar da queda significativa nos preços de matérias-primas energéticas (petróleo -20% e gás natural -42%)", refere a multinacional em comunicado.

O presidente executivo da italiana ENI, Claudio Descalzi, considerou que o grupo empresarial alcançou "excelentes resultados operacionais e financeiros", apesar do ambiente desfavorável.

O gestor realçou ainda "a força do setor de E&P (exploração e produção), na qual se destacou a recuperação da produção de hidrocarbonetos", bem como o "excelente resultado" do setor de Gás e GNL (gás natural liquefeito).

Tópicos
PUB