Lucro da fabricante automóvel chinesa BYD aumentou 34% em 2024

por Lusa
O fabricante chinês de veículos elétricos BYD continua em marcha ascendente Rungroj Yongrit - EPA

O fabricante chinês de veículos elétricos BYD informou esta terça-feira ter obtido um lucro líquido de 40,254 mil milhões de yuan (5,138 mil milhões de euros), em 2024, mais 34% do que no ano anterior.

Nos resultados enviados à Bolsa de Valores de Hong Kong, onde está cotada, a empresa também relatou um aumento anual de 29% no volume de negócios, para 777 mil milhões de yuan (mais de 99 mil milhões de euros).

O lucro líquido de 2024 é o mais elevado da história da empresa e ultrapassa as expectativas dos analistas, que não esperavam que fosse além dos 40 mil milhões de yuan.


A empresa referiu que as receitas provenientes dos automóveis e produtos relacionados ascenderam a cerca de 617,382 mil milhões de yuan (quase 79 mil milhões de euros), o que representa um aumento homólogo de 27,70%.

A BYD, que manteve o seu estatuto de líder no setor elétrico chinês no ano passado, referiu que em 2024 se tornou a primeira marca mundial de automóveis a atingir o marco de 10 milhões de veículos de energia nova fabricados.

Os veículos de energia nova englobam elétricos e híbridos.

Boas perspetivas de crescimento

A BYD tornou-se líder da indústria em todos os setores, desde baterias e eletrónica a veículos de nova energia, quebrando o domínio das marcas estrangeiras e transformando o panorama do mercado global”, afirmou.

Olhando para 2025, Wang diz que a BYD vai aproveitar a “oportunidade histórica” para continuar a desenvolver-se e reforçar a sua independência, aumentando ainda mais a competitividade dos seus produtos.

Vamos acelerar a expansão internacional do nosso negócio para ajudar a indústria automóvel chinesa a liderar a transformação global dos veículos de energia nova”, afirmou.

Para além da sua presença na China, a BYD tem vindo a investir fortemente na América Latina desde há anos, onde começou recentemente a construir um complexo fabril no Brasil, estando também presente em mercados de mais de 50 países, incluindo Portugal.
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