Linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto selecionada para investimento recorde da UE

por RTP

A Comissão Europeia selecionou 134 projetos que vão receber mais de 7 mil milhões de euros de subvenções da UE. Portugal receberá um financiamento de mais de 900 milhões de euros para cinco projetos, um dos quais nacional, sendo os restantes projetos plurinacionais com participação de uma entidade nacional.

O projeto português diz respeito à construção da primeira fase da nova linha de alta velocidade entre Lisboa e o Porto, com 142 km de obras ferroviárias e 51 km de novas ligações em via única.

Perto de 83 % do financiamento total será destinado a projetos que concretizam os objetivos climáticos da UE, melhorando e modernizando a rede de caminhos de ferro, vias navegáveis interiores e rotas marítimas da EU.

Cerca de 80 % dos 7 mil milhões de euros irão para projetos ferroviários.


“Vários projetos visam igualmente aumentar a capacidade dos corredores solidários UE-Ucrânia criados para apoiar as importações e exportações entre a Ucrânia e a UE. Os projetos de gestão do tráfego aéreo continuarão a desenvolver o céu único europeu para que o transporte aéreo se torne mais eficiente, mais seguro e mais sustentável”, refere o comunicado comunitário.
PUB