Japan Tobacco entra na "guerra" de preços de cigarros

por Agência LUSA

O fabricante de cigarros Japan Tobacco International (JTI) anunciou que vai baixar o preço das suas marcas Winston e Camel em Espanha, entrando na "guerra de preços" aberta pelas congéneres Philip Morris e Altadis.

A partir de Domingo, o maço de cigarros Winston vai passar a custar 1,85 euros, menos 90 cêntimos, e o de Camel dois euros, menos 40 cêntimos, segundo as novas tarifas, publicadas hoje no boletim oficial do Estado espanhol.

Actualmente, o maço de Camel custa em Portugal 2,45 euros, e estão previstos para este ano novos aumentos, em média de 20 cêntimos para as marcas mais consumidas.

A "guerra" de preços em Espanha foi aberta pela norte- americana Philip Morris a 26 de Janeiro, para tentar impedir quebras de vendas devido ao aumento de impostos sobre o tabaco e à nova lei espanhola contra o fumo nos locais públicos, que é considerada uma das mais restritivas da Europa.

O preço do Marlboro, marca mais vendida no país vizinho, baixou de 2,75 euros para 2,35 euros, ficando mais barato que o maço em Portugal, que custa 2,55 euros.

Depois de a Philip Morris baixar o preço dos maços Marlboro e Chesterfield, a hispano-francesa Altadis cortou na quarta-feira o preço dos Fortuna e Ducados.

O sector aguarda agora que o movimento seja seguido pela British American Tobacco (Lucky Strike) e da Gallaher (Silk Cut).

PUB