Foto: Sandra Henriques - Antena 1
A administração da Trust in News, que detém 16 meios de comunicação social, entre os quais as revistas "Visão", "Exame", "Caras" ou "TV Mais", vai avançar para a insolvência e apresentar um plano de recuperação para evitar a liquidação e o encerramento das publicações. O presidente do Sindicato dos Jornalistas admite preocupação e que se trata de "títulos muito importantes, que devem ser defendidos".
O plano de recuperação surge depois do Processo Especial de Revitalização da empresa ter sido reprovado a 5 de novembro pela Autoridade Tributária e pela Segurança Social.É provável que a Trust in News proponha um perdão de dívida aos credores e um prazo alargado para o pagamento das dívidas ao Estado.
A empresa deve 8,1 milhões de euros à Autoridade Tributária e 8,9 milhões à Segurança Social.
Luís Simões acredita que, com este plano de recuperação, a empresa de media pague aos trabalhadores. Segundo o responsável, "ainda não foram pagos os salários de setembro" nem os de outubro.
"Ainda há algumas dívidas com os trabalhadores, era bom que fossem liquidadas".
A decisão de insolvência e posterior recuperação da empresa cabe agora ao tribunal de Sintra.
"Vamos esperar para que possa ser dado um passo para viabilizar títulos tão importantes, como a Visão", afirmou o presidente do Sindicato dos Jornalistas.