H2Med. Corredor de hidrogénio verde vai custar 2,5 mil milhões de euros
Reunidos em Alicante para apresentar o gasoduto de hidrogénio que irá ligar a Península Ibérica ao resto da Europa, os líderes de Portugal, Espanha e França anunciaram esta sexta-feira que a infraestrutura terá um custo de 2,5 mil milhões de euros e deverá estar operacional até 2030.
O gasoduto de hidrogénio verde vai ligar Barcelona e Marselha e terá um custo aproximado de 2,5 mil milhões de euros, revelou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.
Portugal, Espanha e França vão procurar obter financiamento europeu através do mecanismo “Connecting Europe”. O objetivo é obter fundos europeus para comportar até metade dos custos, revela um documento do governo espanhol a que a agência Reuters teve acesso.
Também de acordo com esse documento, a ligação entre Portugal e Espanha terá um custo de 350 milhões de euros.
Este projeto será proposto à Comissão Europeia até 15 de dezembro de forma a poder beneficiar do estatuto de “projeto de interesse comum”, indicou Emmanuel Macron.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também esteve presente nesta cimeira e sublinhou que este projeto que junta Lisboa, Madrid e Paris vai “na direção certa” e é elegível para financiamento.