Guerra comercial. Donald Trump isenta importação de telemóveis e computadores de novas tarifas
O Departamento de direitos aduaneiros nos Estados Unidos anunciou na última sexta-feira que as tarifas impostas por Donald Trump ao resto do mundo não vão chegar à importação de telemóveis, computadores e componentes. Uma decisão que inclui os produtos chineses depois de as grandes empresas americanas de tecnologia terem demonstrado preocupação pelo aumento dos preços dos telemóveis, maioritariamente feitos na China.
A BBC relatou que o grande problema para a empresa fundada por Steve Jobs é que a maioria dos iPhones é feita na China, com apenas 20 por cento a ser produzido na Índia, numa tentativa de deslocalizar toda a produção apenas em solo chinês. Assim, que Donald Trump anunciou as tarifas, a Apple tentou aumentar a produção dos iPhones em solo indiano para tentar escapar à subida de preços.
Depois do anúncio das tarifas, Donald Trump revelou na quarta-feira que as mesmas seriam suspensas num período de 90 dias, com exceção feita à China, que agora tem tarifas na ordem dos 145 por cento.
Para os países que não responderam com tarifas recíprocas, os Estados Unidos revelaram que apenas vão sofrer com taxas na ordem dos 10 por cento, até julho.
Donald Trump deu um abanão ao mundo económico com as tarifas tendo o objetivo de atacar injustiças no sistema global de compras e trocas, numa tentativa de trazer mais empregos e fábricas de regresso para os Estados Unidos.