Grupo brasileiro procura sócio para distribuir marca portuguesa Sumol
O grupo brasileiro MPE está à procura de um parceiro estratégico para alargar a distribuição no Brasil dos sumos de fruta da marca portuguesa Sumol, foi hoje divulgado.
O grupo adquiriu em Julho deste ano a participação de 50 por cento do grupo português Sumolis na joint-venture Brassumo, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, por cerca de 17 milhões de reais (6,5 milhões de euros).
O MPE, que já detinha os outros 50 por cento da Brassumo, inaugurada em Abril de 2004, paga actualmente royalties pelo uso da marca Sumolis e também pela tecnologia de fabrico dos sumos ao grupo português.
A parceria estratégia poderá resultar na venda de parte do capital da Brassumo, avançou o presidente do grupo MPE, Renato Vale.
O executivo salientou igualmente que o grupo promoverá uma campanha de marketing ao longo do mês de Dezembro, com o objectivo de promover a marca Sumol no Rio de Janeiro.
Actualmente, a Brassumo produz 600 mil litros de sumo de frutas por mês, o que representa apenas 16 por cento da capacidade instalada, que é de 3,6 milhões de litros por mês.
A fábrica, resultado de um investimento de 36 milhões de reais (14 milhões de euros), foi a primeira da Sumolis fora de Portugal e fez parte do projecto de internacionalização do grupo na época.
A Brassumo produz 41 diferentes sabores de sumo de frutas, com as marcas portuguesas Sumol e GUD (concentrado), em embalagens de um litro e de 200 ml, além de garrafas plásticas de 330 ml, com produtos normais e light.
O grupo MPE é um dos maiores cultivadores de soja do Brasil e o maior criador de suínos da América Latina, com actuação igualmente nos sectores de engenharia, indústria e de serviços.
O grupo MPE já produz há vários anos concentrado de sumo de frutas e é o principal fornecedor de matéria-prima para a Brassumo.
Em Portugal, o grupo Sumolis engarrafa e distribui o Guaraná Antártica, desde Junho de 2001, por meio de um acordo com a fabricante Ambev.