Entrevista a Ana Mendes Godinho. Governo apresenta plano para "quebrar ciclos de pobreza"

por RTP

O Governo apresenta esta terça-feira o Plano de Ação de Combate à Pobreza até 2025, que reúne mais de 270 medidas, com destaque para o apoio às crianças e jovens. Em entrevista à RTP, a ministra Ana Mendes Godinho afirmou que a gestão caso a caso é "a medida que pode transformar vidas" e "procura atacar naquilo que deve ser o foco, que é quebrar ciclos de pobreza".

O objetivo é reduzir as desigualdades e as situações de exclusão social, apostando na qualificação e no emprego.O plano de ação prevê um modelo de intervenção social inovador que avalia as situações caso a caso.


"O nosso objetivo é, cada vez mais, termos a capacidade de ter respostas personalizadas, em função das pessoas, para que não seja só um conjunto, muitas vezes, de respostas de várias entidades que não têm a capacidade de integrar e de transformar situações concretas", explicou no Bom Dia Portugal a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

"O objetivo é mesmo passarmos a ter um atendimento e uma intervenção social integrada relativamente a cada uma das situações e das famílias e depois termos a capacidade de ter gestores de caso por cada uma das famílias", completou.

"A pobreza é um fenómeno demasiado transversal, complexo, que precisa de facto que haja aqui uma leitura integrada para que não temos intervenções toca e foge, sem capacidade de transformação", afirmou ainda a governante.
PUB